O que é o Desenvolvimento Psico-motor?

O que é o Desenvolvimento Psico-Motor?

A O.M.S., define saúde como

um estado de completo bem estar fí­sico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades.

O Desenvolvimento Psico-Motor é um processo contí­nuo, que se inicia com a conceção e está diretamente dependente do crescimento, diferenciação, maturação e mielinização do sistema nervoso- neuro desenvolvimento. Isto assume primordial importância nos primeiros tempos de vida.

Dependente da genética, sofre importante influência do ambiente – epigenética (assunto já abordado previamente) e do estado de saúde fí­sica.

O Desenvolvimento Psico-Motor é a aquisição de capacidades e competências da criança: posturais, motoras, manipulativas, visuais, fala e linguagem, interação social, socialização  autonomia, realização, cognição e comportamento , segundo um padrão sequencial universal, variável na sua velocidade.

Processa-se sempre no sentido rostro caudal e do geral para o particular, mas não é fácil nem desejável desenhar uma linha precisa entre o Normal e Anormal.

Processa-se por etapas, não sendo aceitável o conceito de imaturidade. Há sim, fases crí­ticas, que a serem mal resolvidas impedem uma sequência feliz na aquisição de competências.

Uma vez mais o êxito está na prevenção.

O conhecimento dos fatores de risco, o diagnóstico precoce e a intervenção precoce, são a atitude certa.

Para avaliação do Desenvolvimento Psico-Motor, utilizam-se testes padronizados, que nos ajudam a traçar o perfil de desenvolvimento de cada criança.

Num mundo em que cada vez mais os pais se preocupam com as capacidades e êxito dos seus filhos, achamos por bem, este pequeno relembrar.

bebemae